Quantas libras vai no pneu de moto?

Se você trabalha rodando o dia todo na cidade, sabe que manter a moto em dia é essencial. E uma das perguntas mais comuns é: quantas libras vai no pneu de moto? A calibragem certa faz toda a diferença na segurança, no consumo de combustível e na durabilidade dos pneus. 

Neste artigo, você vai tirar suas dúvidas de forma simples, rápida e prática.

O que é a calibragem do pneu?

Sem muitas delongas, a calibragem é o ajuste da pressão de ar dentro do pneu. Essa pressão é medida em libras por polegada quadrada (psi) e deve seguir o recomendado pela fabricante da moto. 

Quando a calibragem está correta, o pneu trabalha da forma ideal, com a área de contato certa com o solo.

Vantagens de manter o pneu calibrado

Economia de combustível

Um pneu murcho exige mais esforço da moto para se movimentar. Isso faz o motor trabalhar mais e consumir mais combustível. Com a pressão certa, o rendimento melhora e você economiza no posto.

Menor desgaste do pneu

Rodar com o pneu descalibrado causa desgaste irregular. Com o tempo, isso diminui a vida útil do pneu e te obriga a trocar antes da hora. Por isso, a calibragem certa garante que o desgaste seja uniforme e prolonga a durabilidade.

Maior segurança

E tem mais… a pressão correta ajuda na estabilidade da moto, principalmente em curvas e frenagens. Quando o pneu está murcho ou cheio demais, acaba comprometendo a aderência e aumenta o risco de acidentes. 

Ou seja, a calibragem é uma forma simples e básica de garantir sua segurança durante a pilotagem.

Veja quantas libras vai no pneu de moto

A calibragem depende do modelo da moto, do tipo de uso e da carga transportada. De modo geral, as motos de baixa cilindrada seguem essa média:

  • Dianteiro: 28 a 32 psi
  • Traseiro: 30 a 36 psi (com carga ou garupa, pode chegar até 36 psi)

Sempre confira o manual da sua moto para a recomendação exata. Se não tiver o manual, veja a etiqueta que geralmente fica colada no quadro da moto, próxima ao tanque ou abaixo do banco.

Mas o que é esse tal “psi” na calibragem?

  • “Psi” é a medida que mostra quantas libras de pressão tem dentro do pneu . É a sigla para “libras por polegada quadrada”. É com esse número que você regula a calibragem — quanto maior o psi, mais cheio estará o pneu.

Como calibrar o pneu da moto?

Cada um tem o seu jeito de calibrar – e está tudo certo! Mas esta é a forma mais adequada:

  1. Vá até um posto com calibrador ou use um portátil;
  2. Verifique a calibragem atual (alguns postos têm essa função);
  3. Ajuste conforme o recomendado para o modelo da sua moto;
  4. Calibre com os pneus frios (antes de rodar longas distâncias).

Evite calibrar com os pneus quentes, pois a pressão aumenta com o calor e pode dar uma leitura errada.

Por que os pneus perdem a calibragem?

Mesmo sem furos, os pneus perdem ar naturalmente com o tempo. Isso acontece por:

  • Variações de temperatura;
  • Envelhecimento da válvula (bico);
  • Vazamentos lentos e imperceptíveis;
  • Rodagem constante em pisos irregulares.

Por isso, a calibragem deve ser feita pelo menos uma vez por semana .

Quando calibrar o pneu da moto?

O ideal é calibrar:

  • 1 vez por semana (no mínimo);
  • Antes de viagens ou longas distâncias ;
  • Sempre que sentir a moto instável ou pesada demais ;

Fique atento também a ruídos diferentes ou consumo alto de combustível — pode ser sinal de calibragem errada.

Fique ligado(a)!

Manter a calibragem em dia é simples, rápido e evita prejuízos. Se o pneu está murcho, a moto sofre, você gasta mais e ainda corre risco. Então, já sabe: passou no posto, confere a pressão!

E se estiver na hora de trocar o pneu, escolha um que aguente o trampo do dia a dia com segurança. 

Fique de olho nos modelos da Pneus Technic — feitos para quem vive no corre do dia a dia!