Se você trabalha rodando o dia todo na cidade, sabe que manter a moto em dia é essencial. E uma das perguntas mais comuns é: quantas libras vai no pneu de moto? A calibragem certa faz toda a diferença na segurança, no consumo de combustível e na durabilidade dos pneus.
Neste artigo, você vai tirar suas dúvidas de forma simples, rápida e prática.
O que é a calibragem do pneu?
Sem muitas delongas, a calibragem é o ajuste da pressão de ar dentro do pneu. Essa pressão é medida em libras por polegada quadrada (psi) e deve seguir o recomendado pela fabricante da moto.
Quando a calibragem está correta, o pneu trabalha da forma ideal, com a área de contato certa com o solo.
Vantagens de manter o pneu calibrado
Economia de combustível
Um pneu murcho exige mais esforço da moto para se movimentar. Isso faz o motor trabalhar mais e consumir mais combustível. Com a pressão certa, o rendimento melhora e você economiza no posto.
Menor desgaste do pneu
Rodar com o pneu descalibrado causa desgaste irregular. Com o tempo, isso diminui a vida útil do pneu e te obriga a trocar antes da hora. Por isso, a calibragem certa garante que o desgaste seja uniforme e prolonga a durabilidade.
Maior segurança
E tem mais… a pressão correta ajuda na estabilidade da moto, principalmente em curvas e frenagens. Quando o pneu está murcho ou cheio demais, acaba comprometendo a aderência e aumenta o risco de acidentes.
Ou seja, a calibragem é uma forma simples e básica de garantir sua segurança durante a pilotagem.
Veja quantas libras vai no pneu de moto
A calibragem depende do modelo da moto, do tipo de uso e da carga transportada. De modo geral, as motos de baixa cilindrada seguem essa média:
- Dianteiro: 28 a 32 psi
- Traseiro: 30 a 36 psi (com carga ou garupa, pode chegar até 36 psi)
Sempre confira o manual da sua moto para a recomendação exata. Se não tiver o manual, veja a etiqueta que geralmente fica colada no quadro da moto, próxima ao tanque ou abaixo do banco.
Mas o que é esse tal “psi” na calibragem?
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Como calibrar o pneu da moto?
Cada um tem o seu jeito de calibrar – e está tudo certo! Mas esta é a forma mais adequada:
- Vá até um posto com calibrador ou use um portátil;
- Verifique a calibragem atual (alguns postos têm essa função);
- Ajuste conforme o recomendado para o modelo da sua moto;
- Calibre com os pneus frios (antes de rodar longas distâncias).
Evite calibrar com os pneus quentes, pois a pressão aumenta com o calor e pode dar uma leitura errada.
Por que os pneus perdem a calibragem?
Mesmo sem furos, os pneus perdem ar naturalmente com o tempo. Isso acontece por:
- Variações de temperatura;
- Envelhecimento da válvula (bico);
- Vazamentos lentos e imperceptíveis;
- Rodagem constante em pisos irregulares.
Por isso, a calibragem deve ser feita pelo menos uma vez por semana .
Quando calibrar o pneu da moto?
O ideal é calibrar:
- 1 vez por semana (no mínimo);
- Antes de viagens ou longas distâncias ;
- Sempre que sentir a moto instável ou pesada demais ;
Fique atento também a ruídos diferentes ou consumo alto de combustível — pode ser sinal de calibragem errada.
Fique ligado(a)!
Manter a calibragem em dia é simples, rápido e evita prejuízos. Se o pneu está murcho, a moto sofre, você gasta mais e ainda corre risco. Então, já sabe: passou no posto, confere a pressão!
E se estiver na hora de trocar o pneu, escolha um que aguente o trampo do dia a dia com segurança.
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